Entenda o IPS

O Índice de Progresso Social e suas Dimensões

 

As três questões norteadoras (ver “O que é o IPS”) definem as três dimensões do Índice de Progresso Social: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para Bem-estar e Oportunidades. Cada dimensão é então subdividida em quatro componentes, conforme a estrutura do IPS:

Para avaliar cada uma dessas dimensões, é preciso decompô-las em componentes específicos que, em conjunto, permitem medir o Progresso Social.

Em cada aplicação, a definição de indicadores é realizada localmente por meio de processo participativo, envolvendo os atores locais, como governo, universidades, institutos de pesquisa, empresas, fundações e organizações da sociedade civil.

Para o IPS GOIANA, foi realizado um trabalho junto a pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para aprofundamento nas questões da cidade. Um dos princiapis objetivos da Fundación Avina, nesse contexto, é capacitar universidades públicas locais na aplicação da metodologia do Índice de Progresso Social, de modo a dar maior sustentabilidade à ferramenta. O resultado desta construção coletiva é o modelo abaixo:

Estrutura do Índice de Progresso Social (IPS) para Goiana, PE

O desafio específico de calcular o IPS para Goiana foi realizar a tradução de conceitos globais para a realidade e linguagem de uma cidade de médio porte do Nordeste brasileiro, incluindo os desafios de articular realidades urbanas e rurais.

O resultado dos indicadores dentro de cada componente foi determinado pela técnica estatística conhecida como análise de componentes principais, uma especificação da técnica análise fatorial. Esta técnica permite atribuir maior valor a variáveis que têm maior poder explicativo sobre a variabilidade dos dados. A qualidade estatística desse processo de ponderação foi avaliada pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), e a qualidade da agregação das variáveis dentro de cada componente foi avaliada pelo teste de Alpha de Cronbach.

As notas de cada dimensão foram calculadas como média simples das notas de seus componentes, e a nota do IPS foi calculada como média simples das notas dimensionais.