Metodologia

Para desenvolvimento dos indicadores foram seguidos os seguintes princípios:

 

Para a coleta de informações que subsidiaram o IPS foram utilizados dados do Censo Demográfico (2010) para a subdivisão do município em 5 áreas geográficas específicas e determinação da população. Ademais, recorreu-se ao Google Maps para o mapeamento das ruas do município, com vistas a distribuição espacial dos entrevistadores de campo quando da aplicação do questionário da pesquisa.

 
O tamanho da amostra foi definido em 820 domicílos, divididos em cinco setores, de acordo coma tabela abaixo.

 Amostra da Pesquisa IPS-
 Goiana (n = 820). Setores
 Quantidade de Ruas*  Amostra (n) Domicílios
 Goiana - Sede 211 191
 Ponta de Pedra 111 177
 Tejucupapo 72 172
 São Lourenço 64 155
 Carne de Vaca 19 125
 Total 4777 820

 

Estabelecido o tamanho da amostra por setores a etapa seguinte foi a complementação do planejamento amostral. Diante da inexistência de códigos de endereçamento postais (CEPs) para os domicílios de Goiana e da falta de dados consolidados e detalhados de zoneamento residencial, optou-se por adotar o procedimento de escolha aleatória em dois estágios dentrode cada setor.

 
O primeiro estágio de aleatorização da unidade amostral corresponde à escolha ao acaso (deliberadamente) de ruas para integrar a amostra de cada setor. O segundo estágio, porconseguinte, consiste na escolha, também ao acaso, de domicílios nessas ruas para serem inclusos na amostra, alternando-se lado da rua e os domicílios. A estratificação da amostra por sexo, nível educacional, renda, etc., elevaria o custo da pesquisa, expandindo o tempo e exigindo uma equipe de campo com outra configuração.

 
O questionário foi estruturado em torno de 85 questões e 13 condicionadas, totalizando 98 perguntas. As mesmas foram distribuídas em 10 partes, que correspondem as Dimensões e Componentes do IPS Goiana.